sexta-feira, abril 01, 2011

Dia da Mentira


Você sabe como surgiu o Dia da Mentira? No século 16 comemorava-se na França o Ano Novo no dia 1º de abril. Em 1564, após a adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX determinou que o ano novo fosse comemorado no dia 01 de janeiro, porém muitos franceses continuavam comemorando o ano novo no dia 1º de abril e muitas pessoas começaram a fazer gozação com esta data enviando presentes estranhos e convites esquisitos para festas que não existiam e esta brincadeira começou a circular por todo o mundo.

No Brasil as brincadeiras do dia 1º de abril começaram a surgir em 1848 em Minas Gerais, com o lançamento no dia 1º de abril de um periódico chamado “A Mentira“, na qual passava a notícia do falecimento de Dom Pedro, mas que foi desmentida no dia seguinte. Em 1849 A Mentira teve seu último exemplar circulado no dia 14 de setembro convocando todos os credores para um acerto de contas a ser realizado no dia 1º de abril em um local inexistente.
Hoje em dia virou mania pregar peças e piadas nas pessoas no dia 1º de abril divulgando falsos eventos, falsos anúncios e matérias de jornais enganosas em diversos países do mundo. Com avanço das tecnologias no século 21, a divulgação de notícias ocorre com uma rapidez impressionante, em poucos minutos milhares de pessoas estão informadas sobre algo, ficando mais fácil pregar peças no dia da mentira. Muitas sites famosos e importantes já fizeram isso. Confira algumas das pegadinhas mais famosas nos últimos anos:

·         Em 2006 o Google criou uma página na internet divulgando uma bebida sua o “Google Cup”;
·         Em 2008 o site de relacionamento Orkut alterou a sua logomarca para “Yogurt” e o Wikipédia anunciou que iria descartar todas as suas imagens por problemas no Copyright. Já o site Desciclopédia neste mesmo ano anunciou que foi comprado pelo site Pudim.com.br e se tornaria Pudimpédia;
·         Em 2009 o Youtube ficou literalmente de cabeça para baixo e o site F1Live anunciou que Lewis Hamilton teria saído da McLaren e ido para a Brawn, notícia que foi desmentida no dia seguinte;
·         Em 2010 o Yahoo anunciou o descobrimento da ilha de Lost. Já o site sobre tecnologia Tchguru informou que passaria a ser um fórum sobe astrologia. Neste mesmo ano o site oficial da banda de Metal Sinfônico Nightwish anunciou que seu vocalista e baixista Marco Hietala iria abandonar a banda para estudar canto em um monsteiro.

Essas foram só algumas das muitas pegadinhas que os sites fizeram nos últimos anos na net. O que será que vem por aí neste ano? O negócio é não acreditar em tudo o que publicam no dia 1º de abril…

A propósito... Ganhei na mega-sena e não vou mais postar nada, pois vou viajar o mundo gastando dinheiro. #1deAbril (Ai sonho kkkk...)

Beijinhos @lizierbrunet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...