segunda-feira, maio 02, 2011

Casamento Real: Vestido da Noiva


Nessa sexta (29) o mundo parou para ver o evento do século. No tapete vermelho mais importante do ano (até agora), o casamento do Príncipe William e Kate Middleton. Todos estavam muito curiosos para saber como seria o vestido da noiva (o que acontece sempre), mas no caso da realeza é segredo de estado, muito se comentou sobre quem seria o estilista a fazer o vestido, como seria o modelo, etc. Foram feitos três modelos diferentes, para o caso de algum vazar para imprensa, Kate teria um novinho e inédito para exibir (se já é difícil escolher um vestido, imagina três). Mas conseguiram guardar tão bem o segredo que nada vazou, nem o estilista, apesar das apostas em Alexander McQueen.

O vestido: 



A estrela Lady Kate (o lady é por minha conta) arrasou com um vestido de gaze de seda com rendas dos tipos chantilly lace e english Cluny, Quem assinou o look foi a estilista Sarah Burton, que assumiu a grife Alexander McQueen depois da morte dele, no ano passado. Apesar de muito se falar que a Sarah seria a estilista, mas eram apenas boatos, a certeza só veio na hora que a noiva saiu do carro.



À primeira vista, o vestido lembra o modelo que Grace Kelly usou ao se casar com o príncipe Ranier de Mônaco, mas, olhando bem, os modelos têm várias diferenças. O de Kate tem base corseletada, bojo e decote tomara que caia. Atrás do vestido, tem uma espécie de sobressaia, que foi tampada pelo véu. A cauda tem 2,7 metros (a de Diana tinha 7,6 metros). O visual de Grace era austero, o de Kate é mais leve e clássico.



A inspiração de Sarah Burton, para a criação do vestido de Kate Middleton, sim, parece ter vindo do modelo assinado por Helen Rose, usado por Grace Kelly. A identificação é imediata por causa da pala que emenda numa delicada manga rendada. Segundo o site oficial do casamento real, a noiva trabalhou junto com Sarah para desenvolver o desenho de seu vestido.



Um vestido totalmente inglês, como o protocolo real pede, que o vestido da noiva seja feito por um estilista inglês e os tecidos usados também devem ser ingleses.



A renda feita a mão utilizando a técnica carrickmacross (que teve origem na Irlanda nos anos 1820), pela Royal School of Needlework (em português, escola real de costura), ela apresenta flores como a rosa, o narciso, o cardo e o trevo, todas elas delicadamente recortadas de rendas inglesas e francesas e coladas no tule marfim. Para confecção da renda as costureiras tinham que lavar as mãos a cada 30min e as agulhas tinham que ser trocados a cada 3hs, tudo isso para preservar a pureza da renda.  



O tecido de gazar branco, o vestido tem uma cauda de 2,7 metros e segue a tradição da modelagem vitoriana sem deixar a modernidade de lado, o que fica claro nas linhas retas de sua longa cauda.



Detalhes: As costas foram finalizadas com 58 botões revestidos de gazar e organza. Para conferir volume na medida à saia, Sarah Burton apostou no tule de seda enfeitado com rendas Cluny.




Os sapatos de cetim e renda de Catherine Middleton são da mesma grife de seu vestido, Alexander McQueen.


O véu e as jóias:



O véu de tule tinha flores de renda aplicadas nas pontas. Além de arrematar, a renda dá peso ao véu, impedindo que ele fique levantando o tempo todo, como manda o protocolo a noiva deve cobrir o rosto com o véu ate chegar ao altar. 



Preso por uma tiara Cartier feita em 1936, a peça é revestida de pérolas e diamantes. E foi encomendada pelo Duque de York (futuramente o Rei George VI) e dado à sua Duquesa, Elizabeth (a do Discurso do Rei), a futura rainha Mãe. Quando a atual Rainha Elizabeth fez 18 anos, ela ganhou a tiara de presente. Agora, para a ocasião do casamento, a rainha emprestou a tiara para a noiva, como manda a tradição.



Os brincos da noiva foram feitos pelo joalheiro Robinson Pelham. São folhas de carvalho estilizadas, inspiradas no brasão da família Middleton. Os brincos foram desenhados para combinar com a tiara e dados como um presente pessoal dos pais de Kate a ela.

O buquê:



Desenhado pela florista Shane Connoly, contém as seguintes flores, com seus respectivos significados:

Lírio do Vale: retorno da felicidade
Sweet William: nobreza de espírito
Hiacinto: constância de amor
Hera: fidelidade, casamento, amizade, afeição
Murta: o emblema do casamento, amor

Make & Hair:



Para o grande dia, Kate contou com ajuda dos personal hair James Pryce e Richard Ward, que a atenderam numa das suítes do Hotel Goring, que havia sido reservado. Ela só fez um pedido “Quero ser reconhecida pelo meu noivo”. O resultado foi um penteado simples, bem parecido com os que ela usa normalmente. Com um “coque-demi” como foi denominado por James. As pontas onduladas como a Kate sempre usa. Desde fevereiro que eles pensavam em como seria o cabelo, havia três opções: cabelo preso, cabelo para baixo e metade para cima, metade para baixo. Por um tempo Kate também estava pensando em ter flores em seu cabelo, mas depois decidiu que queria usar uma tiara.



Já para o Make a noiva dispensou maquiador, pois preferia fazer o próprio make. Ela disse que um maquiador poderia mudar um pouco seus traços, e ela não queria exageros. Por isso, ela passou um mês tendo aulas de maquiagem para fazer um make noiva perfeito. Assim como o cabelo, o make está bem parecido com o que ela usa normalmente, só com um pouco mais de esfumaçado preto para chamar atenção do olhar. Mas muito simples, delicado, como ela gosta.




Nas unhas, Kate usou uma cobertura bem clássica e discreta, tipo a que chamamos aqui como renda. O Esmalte se chama Essie's Allure custa £9,95 e pode ser comprado pelo site nailsbymail.co.uk. Alguma duvida que vai bombar?



As damas de honra:



Os vestidos das pequenas foram desenhados pela estilista infantil Nicki McFarlane e feitos à mão, em casa, por ela e sua filha, Charlotte McFarlane. O tecido usado para a confecção é o mesmo tecido do vestido da noiva.



O comprimento de bailarina e a armação das saias e das mangas criam um aspecto escultural às peças, o que deixou as meninas ainda mais graciosas. O nome e a data de nascimento de cada uma delas foram bordados no forro dos vestidos. As garotas são crianças da família real.



A irmã de Kate, Pippa Middleton, foi a que mais chamou atenção no casamento depois da noiva, com um vestido minimalista também desenhado por Sarah Burton. Branco, como manda a tradição inglesa, do mesmo tecido do vestido de Kate, um modelo simples e muito clássico. No cabelo um arranjo de flores.

Recepção:



Para o baile em comemoração ao seu casamento com o príncipe William, que reunir 300 convidados no Palácio de Bunckigham, Kate Middleton trocou as rendas e a cauda da cerimônia por um cinto com pedrarias e um casaqueto. O vestido, um tomara-que-caia de cetim, tem shape tradicional, como pede a ocasião. 



Se puxarmos pela memória com certeza lembramos um vestido usado pela mãe do noivo, a princesa Diana. Um vestido branco todo bordado com perolas. Não lembro a ocasião, pois era muito criança, mas sempre considerei o vestido mais bonito de Lady Di. Será coincidência?



Como uma verdadeira princesa, clássica e simples, Catherine Middleton casou. Tudo estava lindo e bem ao estilo da noiva.



O que achou do vestido? Gostou? Comente!

Beijinhos @lizierbrunet


Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...