domingo, maio 01, 2011

Casamento Real


Finalmente o tão esperado casamento real aconteceu. O príncipe William e Kate Middleton trocaram votos nesta sexta-feira (29) na abadia de Westminster, em Londres.



Quase 2 mil convidados compareceram à cerimônia. E foi visto por cerca de 2 bilhões de pessoas em todo o mundo. Multidões se aglomeraram no centro de Londres para assistir ao casamento. Mais de 3 mil pessoas acamparam ao redor da abadia. Outros milhares dormiram acampados ao longo da rota do casal, entre a igreja e o Palácio de Buckingham.



Na manhã de sexta, o mundo parou e acordou mais cedo para ver o casamento do século. Marcado para começar às 11hs (07hs em Brasília), os convidados começaram a chegar por volta de 09hs. Amigos, parentes, artistas e realezas compareceram ao casamento.



Pontualmente às 10h15min o príncipe William saiu da Clarence House, sua residência oficial, junto ao irmão e padrinho o príncipe Harry. Chegaram à igreja e ficaram em uma sala de onde só saíram quando a noiva chegou.



Depois foi a vez da família real chegar a igreja, O príncipe Andrew e suas filhas Beatrice e Eugenie, o principe Edward e sua esposa a condessa Sophie, a princesa Anne com o marido, entre outros membros dos Windsor.



O príncipe Charles e sua esposa a duquesa Camilla chegaram logo depois da mãe e do irmão da noiva Carole e James Middleton. A rainha saiu do Palácio de Buckingham, acompanhada do marido o príncipe Philip, pontualmente às 10h40min. 



Pontualmente às 10h51min a noiva saiu do Hotel Goring, acompanha do pai, seguiu pelas ruas de Londres e acenou para multidão que aguardava ansiosos para ver o vestido da noiva. Britanicamente às 11hs, ela chegou à abadia de Westminster, e foi revelado o segredo (de estado) do vestido.



No braço de seu pai, Kate caminhou pelo corredor como uma plebéia ao som do hino de coroação, "I Was Glad". O noivo que permaneceu o tempo todo de costa, como manda o protocolo (pois ela era uma plebéia), só viu a noiva quando ela chegou ao seu lado. E lhe disse “Você está muito bonita” (muito fofo). Momentos antes, o melhor homem de William príncipe Harry aparentemente disse a seu irmão: "Certo, ela está aqui agora”.



Como seu noivo esperou, Kate caminhou ao longo do tapete vermelho, atrás dela foi sua madrinha e irmã Pippa de mãos dadas com as mais novas das damas de honra Eliza Lopes e Graça van Cutsem, ambos a apenas três anos de idade. Eles foram seguidos por Lady Louise Windsor e Margarita Armstrong-Jones, e depois os pajens Tom Pettifer e Billy Lowther-Pinkerton. Veja o vídeo aqui:




Decano de Westminster, o Dr. John Hall começou o serviço com as famosas palavras: "Amados, estamos aqui reunidos diante de Deus e em face desta congregação, para unir este homem e esta mulher no sagrado matrimônio ..."
O religioso passou a proferir as linhas imortais: "... se alguém pode mostrar alguma justa causa porque não pode legalmente unir este casal, falar agora ou então seguir para sempre conservará a paz". Antes do início da cerimônia de casamento, o Arcebispo perguntou ao casal se havia alguma razão para que eles não pudessem casar. Ele disse aos noivos: "... se algum de vocês conhece algum impedimento, por que vocês não podem legalmente ser unidos em matrimônio, fazeis agora." Os dois únicos motivos aceitáveis ​​seriam se algum tivesse relacionamento paralelo (traição), ou se quer já estavam casados. William falou em público pela primeira vez, quando ele respondeu: “aceito” em uma voz clara e forte para o arcebispo de Canterbury pergunta sobre se ele prometia "amar, confortar, honrar e manter Kate”. Sua noiva falou mais suavemente quando ela disse: 'aceito' em resposta à mesma pergunta.



Kate parecia nervosa e em vários pontos pareceu um pouco contagiada pela emoção que ela repete seus votos na frente da grande congregação. Em seu discurso, o bispo de Londres, o reverendo Richard Chartres, leu uma oração escrita por William e Kate. Os noivos pediram ajuda espiritual para manter o foco nas coisas que importava, e de ser "generosos" com seu "tempo, amor e energia". Também pediram ajuda de Deus para "servir e consolar os que sofrem", uma declaração de intenções para a sua nova vida juntos. O bispo, que tem laços estreitos com o noivo e sua família, disse à congregação: "Eu rezo para que todos os presentes e os milhões que assistem essa cerimônia e partilha a sua alegria de hoje fará tudo ao seu alcance para apoiar e defender-lo em sua nova vida. Eu rezo para que Deus abençoe vocês no modo de vida que escolheram, de forma que se expressa na oração que tenham escrito em conjunto na preparação para este dia. ‘Deus nosso Pai, nós te agradecemos por nossas famílias, pois o amor que nós compartilhamos e para a alegria do nosso casamento. Na correria de cada dia manter nossos olhos fixos no que é real e importante na vida e nos ajudam a sermos generosos com nosso tempo, amor e energia. Fortalecidos pela nossa união, nos ajude a servir e confortar aqueles que sofrem. Nós pedimos isto no Espírito de Jesus Cristo. Amém’”.



O momento de maior tensão da cerimônia, onde dois bilhões de pessoas prenderam a respiração. A hora que William colocou o anel no dedo de sua noiva, por apenas um segundo, parecia que não caberia. Embora William tenha se atrapalhado ao colocar a aliança, que seguindo a tradição, a jóia foi feita com ouro de Gales e dado ao noivo pela rainha Elizabeth II. Mas com um pouco de força o príncipe conseguiu. Foi o único momento tenso de uma espetacular cerimônia de conto de fadas. Os noivos não repetiram os erros cometidos pelos pais de William em 1981, quando casaram. Kate não errou o nome do marido como Diana que trocou os nomes do príncipe Charles, nem William prometeu dividir “teus bens” no lugar de “meus bens” a noiva como o pai.



Depois dos juramentos, o padrinho Harry e o pai da noiva sentaram com as famílias e os noivos sentaram para ouvir as palavras do Decano. O irmão de Kate, James Middleton, leu algumas palavras para os noivos. O cerimônia terminou com o hino nacional.



O casal e sua família tiveram seu único momento privado do serviço, quando saíram da área mais sagrada da abadia de assinar os registros. A noiva e o noivo estavam unidos por Charles e Camilla, Michael e Carole Middleton, os padrinhos Harry e Pippa, e o irmão James. Na pequena capela cercada de Santo Eduardo, o Confessor, atrás do altar.



Após alguns minutos, os recém-casados ​​foram deixados sozinhos por um período apenas com Harry e Pippa. Quando eles surgiram, o casal se aproximou da Rainha e parou para prestar seus respeitos a monarca. Kate fez uma reverência baixa, a primeira vez que ela reconheceu formalmente a soberania em público, enquanto William acenou para sua avó. 



As fanfarras tocaram, e o casal real com Harry e Pippa, atrás deles de braço dado, seguiram para a multidão que aguardava do lado fora.



William e Kate desfilaram após a cerimônia na carruagem State Landau 1902, aberta, que também foi usada no casamento dos pais do príncipe, Charles e Diana, em 1981. Até o Palácio de Buckingham, onde uma multidão já aguardava. Seguidos pelas carruagens reais, uma com o principe Harry acompanhado de três das seis crianças que entraram com Kate. Outra levou a irmã de Kate, Pippa e mais três crianças. Os pais dos noivos seguiram em outra carruagem, seguidos pela carruagem da rainha. Os demais convidados seguiram a comitiva em direção ao palácio.



Pontualmente às 13h25m, como previsto, William e Kate, já duque e duquesa de Cambridge, apareceram na sacada do Palácio de Buckingham ao lado da rainha Elizabeth II, dos pais de Kate, Carole e Michael, do príncipe Charles e outros membros da família real. Para delírio da multidão que se aglomerava a frente do palácio, os dois trocaram seu primeiro beijo público (desça para ver o vídeo do beijo), sendo ovacionados pela multidão. Depois entraram para o almoço que foi servido para os convidados.



Com o casamento, Kate passa a ser duquesa de Cambridge, já que, horas antes, a rainha Elizabeth II concedeu o título de duque de Cambridge a William. O príncipe também se tornou conde de Strathearn e Barão Carrickfergus, transformando Kate em Condessa de Strathearn e Baronesa Carrickfergus.



Para analistas, mais que uma simples união, o casamento real representa uma esperança de renovação da monarquia britânica. O repórter da BBC especializado em monarquia Peter Hunt, casamentos são importantes para a família real porque “revigoram instituições centenárias” e renovam o interesse do público em suas atividades. A realeza “sobrevive ao ser notada e murcharia se fosse ignorada”, afirma. Pesquisas de opinião revelam que a maioria da população é favorável à manutenção do status britânico. Na semana passada, o jornal The Guardian publicou consulta revelando que 66% do público acredita que a realeza é relevante para a vida do Reino Unido. Pois sem a monarquia o pais perderia a identidade.



Não se sabe como será a 'era William e Kate'. Há perguntas sem resposta, como 'qual será o futuro papel de Kate na família real?'. Ou como o casal lidará com a demanda cada vez maior por visibilidade, à medida que a rainha, já octogenária, inevitavelmente for reduzindo suas atividades públicas? E quais são os riscos de um casal jovem ofuscar o homem que será o futuro rei, o príncipe Charles? Pesquisa também realizada na Inglaterra mostra que 59% preferem William como o futuro rei, e não o seu pai Charles. Outra curiosidade é que o príncipe de Gales é o príncipe com mais tempo de espera para se tornar monarca, 59 anos de espera, mas que talvez nunca vire rei.



Sabe-se de imediato que William tem um destino a cumprir, como piloto da Força Aérea Britânica e segundo na linha de sucessão do trono britânico. Já Kate terá que conquistar seu papel como membro sênior da realeza, e eventualmente se engajar em causas de caridade para representar.



Em própria cerimônia pomposa, mas sem exageros, o que já era esperado, devido à crise econômica vivida pelo Reino Unido não permitiria um casamento extremamente luxuoso. Vários analistas afirmam que a escolha da Abadia de Wesminster - em vez da Catedral de Saint Paul, onde Charles e Diana se casaram - e por um coquetel seguido de almoço no palácio de Buckingham após a cerimônia religiosa, se deve também ao fato de que William e Kate querem ser a cara de uma monarquia mais simples, contemporânea e mais 'pé no chão'.



Simples ou não, foi sem duvida o casamento mais lindo que já se viu. Com amor que transbordava dos olhos e sorrisos dos noivos. Esse contos de fadas da vida real, não chegou ao fim após o casamento como acontece nas historias, esse é o começo de uma nova era. A era “William e Kate”, ou Sua Alteza Real Duque e Duquesa de Cambridge, William e Cathrine.



Assistiu o casamento? Gostou? Se emocionou? Comente!


Beijinhos @lizierbrunet


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...